Ligue agora

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PCMSO

O que é o PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, regulamentado por meio da NR 7, que visa promover dentro das empresas, com a participação de seus trabalhadores, um conjunto de medidas para preservar e melhorar saúde no ambiente de trabalho.

Quais as diretrizes que devem ser observadas para a criação do PCMSO?

Assim como o PPRA, o PCMSO é parte integrante de um conjunto normatizado de medidas de promoção da saúde, e seu projeto deve ser realizado em consonância com as demais NR. Pelo seu caráter preventivo e de diagnosticar os riscos a saúde, é fundamental ter em mãos outros programas já implementados ou em implementação com o PPRA.

Quais as responsabilidades do empregador relativas ao PCMSO?

O empregador é o responsável por implementar, elaborar e garantir a eficácia do Programa. Todas as despesas com a elaboração, execução, manutenção e controle do programa são de responsabilidade do empregador. É o empregador de deverá indicar um ou mais médicos especializados em Medicina do Trabalho e definir quem dentre eles será o responsável pela execução.

Quais os principais exames previstos no PCMSO?

No programa, é obrigatória a realização dos exames médicos para admissão e demissão, de retorno e mudança de trabalho e exames periódicos de caráter preventivo. É importante uma análise detalhada do item 7.4 na NR 7, que trata do desenvolvimento do programa e dos anexos da norma para uma visão mais completa de seus requisitos.

A Aval Engenharia é uma empresa sólida, preparada e em constante desenvolvimento para proporcionar de forma eficiente e prática as melhores soluções de segurança do trabalho para sua empresa. Somos experientes em todas as etapas e fases da elaboração do PCMSO – Entre em contato usando o formulário ao lado e faça um orçamento sem compromisso.

Peça um orçamento sem compromisso

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31) 2551-1221, (31)  3166-5002, (31) 3166-5003, (31) 3166-5008