Ligue agora

Espirometria é um exame que tem por objetivo avaliar as condições de funcionamento dos pulmões.

Espirometria é um exame que tem por objetivo avaliar as condições de funcionamento dos pulmões. Como é frequente que pacientes procurem os serviços de saúde com queixas de tosse, falta de ar, cansaço, existe a dúvida se trata de um problema nos pulmões ou no coração. E entre as investigações feitas para se descobrir do que se trata, o médico pede o exame de espirometria.

O exame de espirometria ocupacional é realizado pelo médico do trabalho e consiste em o paciente, estando em pé e com as narinas tampadas, assoprar com força um aparelho (espirômetro) que mede as condições clínicas dos pulmões, e com isto obter informações sobre o quanto de ar o paciente consegue movimentar no sopro, a força do sopro, e se existe alguma restrição na saída de ar dos pulmões durante o sopro.

Além de ser um exame rotineiro na medicina do trabalho, é também um exame barato que faz parte de todo check-up admissional, analisando a saúde plena dos pulmões e com isso, podendo indicar vários diagnósticos, como asma, enfisema, bronquite, alergias, fibroses, além de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, etc…

Deverão ser submetidos ao exame de Espirometria, todos os trabalhadores que estiverem expostos a diversos tipos de poeiras em seu ambiente de trabalho. Como os serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, etc.

Sobre nenhuma hipótese será permitido contratar um trabalhador que tenha algum problema pulmonar e que não saiba como atuar nesse ambiente de trabalho. E, uma vez admitido, é de inteira responsabilidade do médico do trabalho avaliar constantemente o trabalhador nesta função. Em ambientes insalubres, com muito pó, mesmo usando equipamentos de proteção individuais (EPI) específicos, ao menos uma vez por ano, o trabalhador deverá fazer este exame.

A descoberta de anomalias através do exame de espirometria pode, dependendo do caso, levar o trabalhador a ter alterado o seu cargo, ou ser afastado, ou ter seu EPI (equipamento de proteção individual) revisado ou alterado, ou alguma outra ação efetiva que venha prevenir uma maior exposição deste trabalhador ao agente causador.

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31) 2551-1221, (31)  3166-5002, (31) 3166-5003, (31) 3166-5008