Ligue agora

ACUIDADE VISUAL

Acuidade Visual é um exame que tem por objetivo avaliar a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos, e desta forma avaliando a visão do paciente se este possui alguma distorção na visão para enxergar letras ou objetos em uma distância longa ou próxima.

É um exame rotineiro, barato e fundamental na Medicina do Trabalho e coordenado pelo PCMSO da empresa e que pode detectar déficits gerais e específicos de visão nos trabalhadores, o que poderia causar riscos não apenas a eles mesmos como a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa.

O exame de acuidade visual deve ser realizado por profissional da saúde habilitado. Todos os funcionários devem realizar o exame de acuidade visual: no momento da admissão e dos exames periódicos realizados normalmente uma vez por ano, de acordo com o PCMSO da empresa.

Normalmente, a forma de se diagnosticar um déficit de visão é pela aferição da acuidade visual com a “escala de Sinais de Snellen”, que consiste na pessoa examinada ler linhas de letras que estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada e cujo tamanho vai diminuindo. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual. A acuidade visual também pode ser medida por meio de equipamentos oftalmológicos, como o “Ortho-Raiter”.

Em algumas empresas, determinados trabalhadores devem ter uma perfeita distinção de cores para exercerem suas funções, e para estes, geralmente se utilizam as chamadas “pranchas de Ishihara”, que têm desenhados números que se distinguem do restante por apresentarem cores diferentes.

Se detectada anomalias na acuidade visual do trabalhador, este é encaminhado a realizar exame oftalmológico completo para detecção da alteração ocular presente, de modo a corrigir o problema. Geralmente o simples uso de óculos corrige as alterações, permitindo um grande benefício para o trabalhador e para a empresa.

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31) 2551-1221, (31)  3166-5002, (31) 3166-5003, (31) 3166-5008